Bem-vindo(a) ao site Qual é o Melhor! Aqui você encontra reviews, comparativos e análises dos melhores produtos e serviços do mercado. Desde eletrônicos, beleza, moda, até esportes e lazer, estamos aqui para ajudá-lo(a) a tomar decisões mais informadas e acertadas.

Remédio para Dor de Dente: Top 15 – Qual é o Melhor? 

A dor de dente é uma das piores dores, incomoda muito e pode afetar as atividades normais do paciente. Ela pode variar de uma dor leve e ocasional, até uma dor persistente e contínua que afeta a qualidade de vida. 

As dores de dente podem ser causadas por diversos fatores, desde cáries até problemas mais graves como rachaduras e infecções dentárias.

O tratamento geralmente varia entre analgésicos e anti-inflamatórios, para alívio da dor intensa. 

Se você quer saber mais sobre qual é o melhor remédio para dor de dente continue lendo esse artigo. 

Remédio para dor de dente

Os principais remédios que podem ser usados para tratar a dor de dente são:

Paracetamol

Imagem paracetamol
Imagem: pixabay.com

O paracetamol é um medicamento analgésico, ou seja, usado para controlar dores. Geralmente é usado para dores de dentes leve a moderada, podendo ser encontrado em comprimidos ou em gotas, lembrando que a última opção tem um gosto peculiar.

É um remédio para dor de dente que pode ser comprado sem receita, mas é sempre bom procurar um profissional qualificado para realizar o tratamento corretamente, já que é um medicamento que contém efeitos colaterais e contra indicações.

Dipirona

A dipirona também é um remédio para dor de dente, é um analgésico, portanto, é usado para aliviar as dores. Há contra indicações, por isso, é recomendável procurar um dentista para eventual consulta.

Dipirona é vendido em comprimidos e soluções líquidas, você pode escolher o mais fácil para ingerir no momento das dores. Grávidas e lactantes devem procurar um médico ou dentista para liberação do tratamento.

Ibuprofeno

Imagem ibuprofeno
Imagem: pixabay.com

O ibuprofeno é um remédio para dor de dente anti-inflamatório que precisa ser usado com cautela, já que em excesso pode provocar alguns efeitos colaterais. Além disso, não é recomendado para grávidas e lactantes e nem para quem tem problemas gastrointestinais.

Pode ser encontrado em comprimidos ou em líquido, a dose vai variar conforme a idade e o peso das pessoas, podendo ser de 1 a dois comprimidos de 8 em 8 horas, dependendo é claro, da gramatura do medicamento. Para mais informações veja a bula.  

Naproxeno

Assim como o anterior, o naproxeno é um remédio para dor de dente anti-inflamatório, que deve ser usado com muito cuidado, já que não é recomendado para todos. Por exemplo, quem já fez cirurgia cardíaca não pode consumir o medicamento.

É um medicamento que precisa de prescrição de um dentista, já que o seu uso precisa ser avaliado e se há verdadeira necessidade. 

Ácido acetilsalicílico

Imagem ácido acetilsalicílico
Imagem: pixabay.com

O ácido acetilsalicílico é um remédio para dor de dente muito utilizado. É um anti-inflamatório que reduz a quantidade das substâncias que provocam as dores. Pode ser encontrado na forma de comprimido.

Grávidas e crianças menores de 12 anos não devem usar esse tipo de medicamento, bem como pessoas que já fazem o uso contínuo desse medicamento, já que o corpo já está acostumado com a medicação. 

Diclofenaco sódico

O diclofenaco sódico é um ótimo remédio para dor de dente para ser usado para aliviar as dores. É um analgésico antipirético, que atua reduzindo a causa da inflamação.

É um medicamento com algumas contraindicações,por isso, não pode ser usado por grávidas ou mulheres durante o período de amamentação, assim como pessoas com problemas gastrointestinais. 

Procure ajuda especializada para saber se esse é o tratamento mais adequado. 

Antibióticos

Imagem antibióticos
Imagem: pixabay.com

Muitas vezes, as dores de dente ocorrem por infecções bacterianas que podem ser causadas por uma série de fatores. É preciso que você procure um dentista para um diagnóstico mais preciso.

Geralmente as infecções bacterianas apresentam como sintomas inchaço e endurecimento de alguma parte da boca, além de gengivas muito sensíveis. Por isso, uma avaliação profissional é o melhor caminho, assim, o dentista vai apontar qual é o melhor remédio para dor de dente. 

Enxaguante Bucal 

Um enxaguante bucal pode ser um bom remédio para a dor de dente, principalmente quando ela for causada por problemas na gengiva. Um bochecho pela manhã e à noite pode aliviar essas dores até você buscar ajuda médica. 

A indicação é procurar enxaguantes bucais com clorexidina e peróxido de hidrogênio que são eficazes contra as dores de dente.

Compressas quentes e frias

Imagem compressas quente e fria
Imagem: pixabay.com

As compressas quentes são excelentes para ajudar a aliviar as dores de dente, elas agem aliviando as dores localizadas. 

Já as compressas de água fria costumam ajudar nas inflamações, reduzindo o inchaço e as dores. 

Lembrando que são paliativos que devem ser usados até conseguir procurar ajuda médica, mas funcionam bem como remédio para dor de dente. 

Óleo de cravo 

O óleo de cravo é um remédio para dor de dente natural, por conter propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas.

É bem fácil de ser encontrado nas farmácias. Tem um sabor bem forte, que pode incomodar no começo, mas que precisa ser colocado sob o dente para aliviar a dor e a inflamação.

Chá de camomila

Imagem chá de camomila
Imagem: pixabay.com

A camomila é um ótimo relaxante muscular e analgésico, pode ser usado para aliviar dores e tem propriedades anti-inflamatórias que são muito boas para serem usadas quando você está em crise. 

Além de tomar o chá, você pode fazer compressas de chá de camomila morno para aliviar as dores. 

Sal 

Sim, o sal que usamos para cozinha pode ser um forte aliado contras as dores de dente. Pode ajudar a aliviar a dor e reduzir a inflamação, além de dificultar que bactérias se espalhem pela sua boca se esse for o caso. 

Você pode usar água com sal para reduzir as dores e a inflamação, pode fazer gargarejo com a mistura bem em cima do local que esteja doendo.

Gelo

Imagem gelo

O gelo, assim como as compressas de água fria, é um bom remédio para dor de dente e  para aliviar inflamações e dores causadas por elas.  Ademais, se alguma parte da sua boca estiver inchada, o gelo pode ser um grande aliado.

Coloque uma compressa com gelo envolta em um pano, no rosto, ao lado de onde está a dor. Espere de 15 a 20 minutos sem tirar o gelo do local afetado, que suas dores vão aliviar. 

Aloe Vera

A aloe vera, mais conhecida como babosa, é um excelente remédio para dor de dente anti-inflamatório natural usado por muitos anos ao redor do mundo como um remédio natural para várias dores. 

Essa planta tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias, que vão servir para te ajudar na dor de dente. 

Para usar, pegue um pouco do gel da babosa ou aloe vera, como quiser chamar, aplique sob a área afetada, ou seja, o dente, deixe por alguns minutos e enxágue com água morna. Não engula. 

Óleo de hortelã-pimenta

Imagem hortelã-pimenta
Imagem: pixabay.com

O óleo de hortelã-pimenta é um remédio para dor de dente usado a muito tempo, já que contém propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. 

Pode ser usado na forma de enxaguante bucal, é só misturar o óleo em água morna e fazer bochechos duas vezes ao dia. 

Perguntas frequentes?

Qual é o melhor remédio para dor de dente?

As dores de dente costumam afetar e muito a qualidade de vida do paciente, já que pode ser causado por diversos fatores, além de ser uma dor latente.

Por ser uma dor que na maioria das vezes as pessoas não buscam ajuda, saber qual é o melhor remédio para dor de dente, é uma pergunta urgente. 

As dores de dente costumam ser causadas por infecções ou inflamações, principalmente quando chega ao nervo. 

O melhor remédio para dor de dente costuma ser aquele que o seu dentista passou, mas caso você não tenha procurado ajuda especializada, as opções a seguir podem ser uma alternativa de remédio para dor de dente de ação rápida.

  • Paracetamol
  • Dipirona
  • Ácido acetilsalicílico
  • Ibuprofeno
  • Naproxeno
  • Diclofenaco sódico

No caso de antibióticos, eles só podem ser vendidos com receita médica, já que é um remédio para dor de dente com necessidade de controle. 

A indicação é que sempre que sentir dores, procure rapidamente ajuda médica, para resolver o mal pela raiz e não ficar maquiando com remédio para dor de dente. 

Qual  é o melhor remédio para dor de dente muito forte?

Remédio para dor de dente é algo que precisa ser tratado com cautela já que pode provocar efeitos colaterais bem sérios. 

Caso você não tenha nenhum analgésico a sua disposição, você pode tentar receitas naturais de remédio para dor de dente que vão te ajudar a melhorar da dor rapidamente.

Um bom remédio para dor de dente natural, sem dúvidas, é o óleo de cravo. É um poderoso óleo que contém muitas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, é só colocar uma gota – de preferência com o algodão – e deixar o dente absorver.

Como acabar com a dor de dente naturalmente?

Visitar um dentista regularmente ou pelo menos anualmente, é o principal fator para acabar com as crises de dores de dentes.

Mas, é possível usar remédio para dor de dente para aliviar as crises, além de fazer algumas coisas a mais para que não afete a sua qualidade de vida.

  • Faça bochechos com água morna e sal

A água morna e o sal são opções muito interessantes de aliviar as dores de dente de forma natural, isso porque o sal ajuda a desinflamar a região, enquanto a água morna ajuda no alívio da dor. 

  • Use chá de gengibre

O gengibre é uma planta muito utilizada para conter dores e combater inflamações, por conter propriedades medicinais muito interessantes. 

Por isso, caso você esteja com dor de dente, pode usar o gengibre como um remédio natural para dor de dente, sem nenhum problema.

E você ainda consegue um efeito termogênico, que vai ajudar a acelerar o seu metabolismo, ou seja, você toma para acabar com algo específico e ainda recebe outro benefício de bônus. 

Estou com uma dor de dente insuportável, o que fazer?

As dores de dentes são uma das piores dores do mundo, deixam você muito debilitado, por isso, a melhor coisa a fazer quando se está com dor de dente é procurar um dentista para atuar no seu caso. 

Mas, se estiver longe de um centro odontológico ou em um horário que não dá para sair de casa, os analgésicos e os remédios naturais são boas opções para aliviar a dor, mas lembre-se que o problema só será resolvido com uma avaliação odontológica. 

Ibuprofeno e paracetamol costumam ser os mais usados, um para desinflamar e ajudar a parar a dor e o  outro para dor, apenas. 

Ao tomar remédios para qualquer tipo de dor, é preciso tomar muito cuidado, já que a automedicação pode causar alguns efeitos colaterais e você não vai saber como agir.

Além disso, o anti-inflamatório é um remédio que precisa ser usado com cuidado para que não cause mais problemas nos seus rins. 

Aqui neste artigo você encontra algumas opções de remédios para dor de dente. 

Pode tomar nimesulida para dor de dente?

Em caso de dores por inflamação, geralmente, é recomendado o uso desse medicamento, pois é anti-inflamatório.

Mas, é preciso ter muito cuidado quando se fala em anti-inflamatórios, porque são medicamentos que parecem inofensivos, mas podem se tornar algo muito maior, como um problema nos rins. 

É claro, que no geral, essas coisas acontecem quando o consumo é em excesso e passa a ser prejudicial.

Por isso, é tão importante buscar ajuda profissional para ter o tratamento individual e adequado. 

Como aliviar a dor de dente em 5 minutos?

Fazer bochechos com água e sal, de preferência água morna, é uma ótima forma de aliviar a dor de dente em minutos.

Usar alguns chás como o de gengibre e o de cravo, também são formas de usar o chá como um remédio natural para a dor de dente. 

Compressas de água fria ou gelo, do lado de fora da boca, também são boas alternativas para aliviar a dor de dente de maneira prática e rápida. 

Os analgésicos também são boas opções, mas é claro que precisam ser usados com moderação e que possuem um tempo maior para fazer efeito. Assim, você pode ter mais tempo de consultar um dentista.  

você pode gostar também

Escreva um comentário

Usamos cookies pra melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Cookies. Entendi Ver política