Xarope para Tosse: Top 15 Opções – Qual é o Melhor?
A tosse é um sintoma comum que pode ser causado por diversos fatores como resfriados, gripes, alergias, asma, entre outros.
É válido salientar que se você estiver enfrentando uma crise de tosse, seja ela seca ou com secreções, procure ajuda médica para encontrar a causa e tratá-la adequadamente.
Há muitas pessoas que fazem o uso do xarope para tosse, quando está em crise ou com um resfriado. Esses xaropes agem aliviando a garganta e inibindo a tosse, ou lubrificando as secreções para que elas sejam eliminadas mais rapidamente.
Os remédios devem fazer parte de um tratamento recomendado pelo médico, por ser um medicamento artificial e ter efeitos colaterais. Lembrando que crianças menores de 12 anos só devem tomar medicamentos receitados por um médico.
Veja a seguir qual é o melhor xarope para tosse, como consumir e remédios naturais que podem ser usados como xarope para a tosse.
Xaropes para a tosse
Os xaropes para a tosse são ferramentas muito interessantes para quem quer dar adeus a crise de tosse rapidamente. Muitos deles servem como descongestionante, já que muitas tosses vem acompanhadas de secreções. Veja a seguir várias opções de xarope para tosse.
Xarope de Guaifenesina
A guaifenesina é um xarope para tosse que ajuda a aliviar a tosse produtiva, ou seja, aquela que produz secreções, sejam o muco ou o catarro.
Esse xarope funciona diluindo o muco dos pulmões, contribuindo para que as secreções sejam eliminadas rapidamente.
O xarope para tosse de guaifenesina é indicado para quem está com tosse produtiva e precisa eliminar o excesso de secreção.
Xarope de codeína
A codeína é um xarope para tosse analgésico e antitussígeno que atua no sistema nervoso central para diminuir a frequência e intensidade da tosse.
Esse xarope é indicado para quem está com tosse seca e irritativa, que atrapalha no dia a dia e interrompe o sono.
Mas, para ter acesso a codeína é preciso ir ao médico, já que essa substância é um medicamento de venda controlada e só deve ser usada com prescrição médica.
Xarope de dextrometorfano
Dextrometorfano é um xarope para tosse antitussígeno no cérebro, minimizando os episódios de tosse, ele age bem no centro do problema, diminuindo a frequência.
O xarope de dextrometorfano é um dos melhores xaropes para tosse, é indicado para quem está com tosse seca e irritativa, sem a produção de secreções.
É um xarope para tosse que precisa ser usado com cuidado, já que pode causar alguns efeitos colaterais bem chatos, como sonolência.
Xarope de mel
O xarope para tosse de mel é um remédio natural, que ajuda a aliviar a tosse, de maneira eficaz, além disso, contribui para aliviar a irritação na garganta.
Ele tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, o que contribui para aliviar outros sintomas da gripe, por exemplo.
O xarope de mel pode ser feito em casa, já que é um medicamento fitoterápico, você pode tomar o mel puro – mas, é preciso que seja o mel de abelha puro – ou pode misturar o mel com água morna e tomar ao longo do dia.
Pastilhas
Apesar de não ser xarope para a tosse, as pastilhas são opções bem práticas, principalmente para quem precisa ficar fora de casa.
As pastilhas costumam ter ingredientes que ajudam no controle das crises de tosse, como por exemplo, o mentol, o eucalipto e o mel.
O uso das pastilhas não substitui os xaropes, já que costumam ser menos eficazes, entretanto, são boas opções para quando você está fora de casa.
Xarope de Sabugueiro
O chá de sabugueiro é um poderoso remédio natural e um ótimo xarope para tosse. É uma planta medicinal rica em vitamina C, que auxilia o sistema imunológico no combate a diversas doenças.
É usado principalmente contra gripes e resfriados, no combate aos sintomas mais corriqueiros como secreções e tosse.
O xarope é feito a partir das flores de sabugueiro, e conta com propriedades anti-inflamatórias e antivirais.
Xarope de mel e vinagre de maçã
O vinagre de maçã quando misturado com mel tem ação anti-inflamatória e expectorante, sendo um poderoso xarope para tosse e irritação na garganta.
A mistura de água, vinagre de maçã e mel é um xarope muito popular para combater a tosse. O mel ajuda a suavizar a garganta enquanto o vinagre ajuda a matar bactérias e vírus.
Xarope de raiz de alcaçuz
A raiz de alcaçuz é uma parte da planta que contém propriedades expectorantes, por isso, ajuda a diminuir a tosse. Além disso, ainda tem flavonóides que possuem ação anti-inflamatória, sendo uma ótima opção de xarope para tosse.
Por conter glicirrizina, o xarope de raiz de alcaçuz proporciona alívio imediato para a garganta e para a tosse.
Xarope de figo
O figo contém enzimas que ajudam a soltar o muco e aliviar a tosse, já que na tosse produtiva, as secreções são as grandes causadoras.
É um ótimo chá contra doenças respiratórias e excelente chá para ajudar o sistema imunológico a ficar 100%.
Para fazer o xarope de figo, ferva figos frescos em água até que amoleçam, retire as sementes e adicione mel e limão para fazer o xarope para tosse caseiro.
Xarope de cebola
Não é só para temperar a comida que a cebola serve, ela é um poderoso aliado contra a tosse. A cebola tem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas que auxiliam no alívio dos sintomas.
Para fazer o xarope para tosse caseiro, pique uma cebola, adicione açúcar e deixe descansar durante a noite. Coe e tome o líquido que escorreu durante o dia.
Xarope de raiz de marshmallow
A raiz de marshmallow contém mucilagem , uma substância que ajuda a acalmar a garganta e aliviar a tosse.
É um bom xarope para tosse e não tem nada a ver com o doce, a planta marshmallow é da família do hibisco e suas raízes são muito poderosas.
Rica em antioxidantes é um ótimo remédio para quem quer fazer um tratamento natural contra a tosse.
Xarope de gengibre
O gengibre é uma das plantas mais poderosas que há na natureza, suas propriedades medicinais são ótimas para ajudar o sistema imunológico a se recuperar.
Se a sua tosse é um dos sintomas de uma gripe, o xarope de gengibre é o melhor xarope para a tosse que você vai encontrar.
Xarope de alho
O alho é um ótimo antimicrobiano natural, ajuda a combater vírus, bactérias e fungos. O xarope de alho é um dos melhores xaropes para a tosse.
O alho também possui propriedades anti-inflamatórias, assim, ajuda a combater a tosse e aliviar os sintomas da gripe, como a dor de garganta.
Para fazer o xarope para tosse de alho, adicione em 500 ml de água alguns dentes de alho, cozinhe até ficar mole, coe, adicione mel e limão e tome ao longo dos dias como um xarope.
Xarope de hortelã-pimenta
O hortelã-pimenta possui um ativo muito importante quando falamos de tosse, o mentol. Esse ativo possui propriedades expectorantes que auxiliam no alívio da tosse.
Além disso, conta com propriedades anti-inflamatórias e descongestionantes, que ajudam nas secreções.
Adicione folhas frescas de hortelã-pimenta em em água fervente e deixe descansar por alguns minutos, coe e adicione mel para fazer um xarope caseiro.
Xarope de tomilho
Finalizando a nossa lista “Qual é o melhor xarope para tosse?” Trouxemos o xarope de tomilho, que é um componente excelente para fazer um xarope para tosse, principalmente se a tosse for derivada de uma gripe.
Para fazer o xarope para tosse de tomilho, você deve adicionar folhas frescas de tomilho – se não tiver, pode usar as folhas desidratadas – em água fervente e deixe descansar por alguns minutos. Coe e adicione mel e limão para ficar mais saboroso e potente.
Perguntas frequentes
Qual é o melhor xarope para tosse?
A tosse é um sintoma bem incômodo que pode atrapalhar o cotidiano e precisa ser tratada de forma adequada para que não cause problemas maiores.
Para passar a tosse é preciso descobrir a causa primeiramente, por isso, visitar um médico é sempre a melhor opção.
Mas, alguns xaropes – sobretudo os naturais – são ótimos para um tratamento caseiro, até você conseguir ir a um médico.
As opções são diferentes quando os sintomas são diferentes. Há tosses que são secas e irritativas e há aquelas que são preditivas, ou seja, que produzem secreções como o catarro e o muco.
Os melhores xaropes para tosse – que são feitos a partir de plantas naturais – são:
- Xarope de sabugueiro
- Xarope de mel e vinagre
- Xarope de raiz de alcaçuz
- Xarope de figo
- Xarope de cebola
- Xarope de raiz marshmallow
- Xarope de gengibre
- Xarope de alho
- Xarope de hortelã-pimenta
- Xarope de tomilho
Como descobrir se a tosse é alérgica?
O principal sintoma da tosse alérgica é a sua persistência. A tosse alérgica costuma ser seca, aquelas tosses que deixam você com falta de ar, mas não produzem nenhum tipo de muco na garganta.
Os sinais e sintomas da tosse alérgica podem ser:
- Tosse seca e irritante que pode piorar pela manhã ou à noite
- Coriza ou nariz entupido
- Coceira na garganta ou nos olhos
- Espirros frequentes
- Sensação de aperto no peito ou dificuldade para respirar, geralmente em casos mais graves.
Se você apresentar algum desses sintomas, o melhor é procurar um médico para avaliar bem o seu caso.
Geralmente os médicos realizam exames para descobrir a causa da sua alergia e, assim, recomendar o melhor tratamento.
O que fazer quando não para de tossir?
Sempre que estiver em crises repentinas de tosse, que se mostram persistentes e não deixam você em paz, siga o tratamento indicado pelo médico.
Caso você ainda não apresente nenhum tratamento, recorrer a pastilhas e a xaropes caseiros, como o mel, é uma boa iniciativa.
Isso porque as pastilhas estimulam a saliva e ainda possuem compostos que vão ajudar a acalmar as crises de tosse temporariamente. Já os xaropes como o mel ajudam a lubrificar a garganta que fica irritada com a tosse frequente.
É imprescindível procurar ajuda médica, já que você não vai conseguir mascarar os sintomas por muito tempo, assim você pode descobrir a causa e “cortar o mal pela raiz”.
O que é bom para aliviar a tosse?
Para aliviar a tosse é bom seguir alguns passos assim, as chances dela deixar você em paz são maiores.
- Beba água: sim, beber água é o principal, pois os líquidos ajudam a lubrificar as vias respiratórias e para ajudar a eliminar as secreções que estão no corpo e que podem causar tosse.
- Tome bebidas mornas: chás para a tosse morna são excelentes quando você está com crise de tosse, já que elas ajudam a aliviar a irritação na garganta.
- Evite ambientes que tenham ar condicionado: o ar condicionado pode ser um grande inimigo para quem tem problemas com tosse. Eles costumam acumular poeiras e o ar não circula, portanto, o local não fica arejado.
- Coloque um umidificador de ambiente ou toalhas e bacias com água pelo quarto: isso ajuda a umidificar o ambiente, já que o ar seco causa irritações nas mucosas do nariz, da garganta e da faringe.
Quando a tosse é perigosa?
Sempre que a tosse não deriva de uma gripe, resfriado ou alergia, é preciso tomar o dobro de cuidado, já que a tosse pode ser resposta ou sintoma de uma doenças mais séria.
Por isso, se a tosse vier acompanhada dos seguintes sintomas é preciso ficar de olho e procurar ajuda médica o mais rápido possível:
- Tosse acompanhada de febre alta
- Tosse e febre que dure mais que três dias
- Associada a perda de peso ou muco com sangue
- Piorar depois que o tratamento de uma doença tenha piorado
O que é bom para acalmar a tosse à noite?
Quando a tosse persistir principalmente durante à noite, que é quando ela mais ataca, ter pastilhas para a tosse em mãos é sempre uma boa alternativa, já que ajuda a aliviar mais rápido as crises.
Mas, outras medidas também podem ser tomadas para evitar que crises de tosse te acodem ao longo da noite, o primeiro passo é colocar panos úmidos no local em que você dorme, isso impede o ressecamento das suas vias aéreas.
Além disso, você deve deixar a cabeça mais alta que o restante do corpo, sempre escolha travesseiros mais altos, ou então durma com dois.